Correlações e matrizes I

Rookie

Muitos pediram para que eu dedicasse um post à técnica que usei no estudo de correlação dos votos dos políticos nos últimos posts. Gostei das análises e confio em minhas conclusões, mas isso aqui é ciência, meus métodos precisam estar claros para que eu ganhe credibilidade. Pretendo ainda explorar a montanha de dados que tenho das votações dos deputados, mas, como meu computador foi furtado e com ele foram os scripts de análise que tinha feito, mando um post intermediário sobre a técnica antes de continuar com mais resultados. Este post será um pouco árido, mas peço paciência, o assunto é fascinante e as aplicações são imensas em todas as áreas da ciência ou da análise de dados. Seguindo este roteiro, você pode encontrar correlações entre quaisquer duas variáveis em sua pesquisa, em sua empresa, em sua sala de aula.

Vou começar tratando um problema diferente, na área da pedagogia. Eu tenho as notas de física e matemática de dez alunos: Alice, Bruno, Carolina, Daphny, Eduardo, Frederico, Gabriela, Hugo, Igor e Jonas, que serão referidos apenas por sua letra inicial:

Aluno: A B C D E F G H I J
Fís 5,0 8,0 10,0 2,0 4,5 9,0 6,0 3,0 9,0 8,0
Mat 6,0 7,0 9,5 0,0 4,5 7,0 4,5 2,5 8,0 8,0

Quando eu me pergunto se há alguma correlação entre física e matemática, quero saber, sabendo a nota de um aluno em física, se consigo dar um bom chute de qual será sua nota de matemática. Essa tabela não ajuda muito, melhor seria se eu visualizasse meus alunos como os pontos em um gráfico:

correlacao_1Com o gráfico é mais fácil ver que parece haver uma forte correlação positiva entre física e matemática. Se um aluno é bom em matemática, esses pontos me dizem que é um bom chute dizer que ele também é bom em física. Como queremos um método decente de dizer isso, medimos a chamada correlação entre duas matérias. Há diversas maneiras de definir correlação, sendo a correlação de Pearson o exemplo mais clássico de medida de correlação. Intuitivamente, queremos que essa correlação seja alta quando as notas de física e matemática andam juntas, que seja perto de zero se as variáveis parecem independentes e que seja muito negativa se ter nota em física parece atrapalhar a nota em matemática.

Precisamos matematizar isso de uma maneira coerente. Quando um aluno tirar nota baixa nas duas matérias, quero que a correlação entre as matérias aumente, e também quero que ela aumente quando um aluno tirar nota alta nas duas. A correlação deve diminuir quando um aluno tirar nota alta em uma e baixa em outra. Mas qual seria a melhor definição de alta ou baixa? Por justiça e senso comum, uso a média da sala como parâmetro, e defino nota alta e baixa como acima ou abaixo da média. Para que as coisas fiquem bem claras, eu subtraio a média de cada nota e terei o novo gráfico:

correlacao_2E aqui já percebemos que a correlação entre essas matérias certamente é positiva. Notamos que pontos nos quadrantes 1 e 3 (positivo-positivo e negativo-negativo) são pontos que contribuem com a correlação entre as matérias, enquanto pontos nos quadrantes 2 e 4 diminuem essa correlação. Como tenho apenas um ponto no quarto quadrante, e ele está quase na fronteira, é fácil admitir que a correlação é positiva entre as matérias. Contudo, ver não é o suficiente, quero um número para essa correlação.

O que a correlação de Pearson diz é que cada aluno contribuirá com a correlação com um valor de acordo com o produto de suas notas. Essa noção é boa, pois menos vezes menos dá mais, então pontos nos quadrantes um e três contribuirão para aumentar a correlação e pontos nos quadrantes dois e quatro diminuirão esse valor. É importante notar também que, nessa métrica, pontos mais distantes da média contribuem mais com a correlação que pontos próximos. Isso é razoável, pois um ponto próximo da média nas duas matérias poderia estar em qualquer quadrante com pouco esforço, enquanto trazer o ponto D, o mais extremo à esquerda, a outro quadrante exigiria muita aula particular.

Antes de calcular esse valor, precisamos sanar outro problema. Se esse estudo fosse feito na França, as notas iriam de 0 a 20, pois usar base 10 nesse país é démodé. Esses dados teriam uma flutuação maior e as correlações calculadas seriam diferentes, ainda que a proporção entre eles fosse a mesma. Ainda que eu subtraia a média, os valores deixariam de flutuar entre -6 e 6 para flutuarem entre -12 e 12, o que tornaria multiplicações entre eles maiores e a correlação maior. Se a distância em relação à média de algum aluno fosse 5 em matemática e 4,5 em física, a contribuição na correlação seria 22,5 no Brasil; na França, seria quatro-vintes e dez! Não é porque eu mudo a escala que a correlação aumenta, uma análise da correlação de altura e peso da população não pode depender do uso de centímetros ou polegadas ((Contudo, estudar em polegadas é moralmente errado.)) .

O ideal seria dividir os valores por algo que leve em conta a dispersão deles, e um excelente candidato é o chamado desvio padrão. Essa grandeza nada mais é que a raiz da média dos quadrados dos elementos. Se as notas de física são 3, 5, 8 e 10, eu primeiro subtraio de todos a média, que é  6,5, tendo como notas -3,5, -1,5, 1,5 e 3,5. O desvio padrão será

\[\sqrt{\frac{(-3,5)^2+(-1,5)^2+1,5^2+3,5^2}{4}}=2.89.\]

Uma interpretação possível do desvio padrão é o quão longe da média os dados estão. Em nosso caso, parece bem razoável dizer que os dados estão a uma distância de 2.89 da média; mas note que ele coincidir com os valores mais distantes é uma coincidência do exemplo. Esse desvio padrão das notas, que denotaremos por $\sigma_F$ e $\sigma_M$ para física e matemática, é a quantidade que queremos para deixar as notas comparáveis. Assim, a correlação entre duas matérias é calculada somando o produto de cada par de notas e dividindo pelos desvios-padrão de cada matéria, ou seja:

\[\text{Corr }=\frac{F_1M_1+F_2M_2+\cdots+F_{10}M_{10}}{\sigma_F\sigma_M},\]

onde $F_1$ é a nota de física de um aluno e $M_1$ é sua nota de matemática. É importante notar que nessa definição a correlação máxima entre dois pontos é 1 e a mínima é -1, o que nos permite comparar correlações de objetos completamente diferentes usando a mesma escala. Isso é resultado da subtração da média e divisão pelo desvio-padrão, ferramentas que nos permitem equiparar grandezas completamente diferentes e analisá-las com o mesmo termômetro e mesma régua.

Calculando finalmente a correlação entre física e matemática, encontramos o valor 0,94. Ele é, como esperado, extremamente alto, já que o valor máximo é 1, o que mostra que notas de física e matemática, entre nossos alunos, estão profundamente correlacionadas. Em um chute ingênuo, mas honesto, com esses dados, é possível dizer que alunos bons em uma matéria são bons em outra, enquanto os que não sabem matemática também não parecem saber física.

Isso é esperado, porque, como o gráfico mostra, as notas estão praticamente alinhadas. Com esse método, temos um número, uma medida, para dizer o quão alinhadas elas estão. Notas perfeitamente alinhadas nos dariam correlação 1.

Atravessei todas essas definições com carinho para que fique claro o que é aquela matriz colorida dos deputados e senadores. Cada elemento é a correlação entre dois deputados, eles são o equivalente às matérias no meu exemplo. As notas dos alunos, no caso dos deputados, são as decisões que eles tomaram em uma votação, sendo 1 para SIM, -1 para NÃO e 0 para abstenção. A matriz funciona como um jogo de batalha naval, o senador da linha $i$ terá uma correlação com o senador da coluna $j$ representada pelo número no quadrado $(i,j)$ da matriz, sendo esses números de -1 a 1.

Claro que em outras circunstâncias eu teria mais cuidado para dizer que 0,94 é uma correlação grande, pois uma objeção razoável a esse tratamento todo é: quão grande é grande? A partir de 0,8? 0,7? Ainda que em um estudo menos formal você possa tomar o critério que mais lhe pareça razoável, como, por exemplo, dizer que 0,8 é o limite, é intelectualmente mais honesto comparar mais grandezas (em nosso caso, mais matérias) e afirmar que matemática e física, por exemplo, possuem mais correlação que matemática e português, se no caso as notas de matemática e português possuírem uma menor correlação.

No próximo post disserto um pouco sobre como ordenei a matriz e sobre como essa ordenação revela a estrutura de blocos e nos traz informações que, na frieza das tabelas, não são evidentes. Todo esse processo que descrevi pode ser automatizado com tranquilidade em qualquer software de tratamento de planilhas, cujo principal expoente é o Microsoft Excel. Tenho certeza de que na área de funções estatísticas há uma que calcula a correlação de Pierson de duas grandezas, mas entender de onde ela ver e o que ela significa é muito mais importante que calcular 0,94.

7 ideias sobre “Correlações e matrizes I

  1. Guilherme

    Oi comecei a ler esse blog faz pouco tempo e gosto bastante das análises, mas no caso desse post há várias coisas que eu entendo que maneira diferente.

    Da maneira que está escrito ali o R pearson mede uma relação linear entre as váriaveis. Pode ser interpretado como o erro (ou seja a distância) entre os pontos e reta que melhor aproxima todos eles. O comentá sobre os quadrantes 1 e 4 contribuirem para uma boa correlação não faz sentido, pois valores nos quadrantes 2, 3 que estejam próximos dessa “linha central” também terão contribuição positiva do mesmo nível.

    O passo de subtrair a média não me parece fazer sentido, pois está sendo aplicada uma translação, a correlção entre as variáveis se mantêm a mesma, então R não vai mudar com isso.

    Aquele parte sobre as notas da França irem até 20, teria mais ou menos o mesmo raciocínio. Se a mesma relação for mantida entre as variáveis, ou seja, se multiplicarmos todas as notas do “Brasil” por 2, o valor do R continua o mesmo. Pois se estaria aplicando um ajuste linear e o R mede a correlação linear.

    Os pontos próximos da média têm o mesmo nível de contribuição que os demais, visto que se for somado um valor a todas as notas, ou todas as notas multiplicadas pelo mesmo número, o R se mantêm o mesmo.

    Responder
    1. Ricardo Marino Autor do post

      Olá Guilherme. Talvez estejamos falando de medidas diferentes de correlação, sei que há muitas. Escolhi falar dessa porque é a que mais domino, e o objetivo do post era justificar a fórmula dessa correlação. Muita coisa se mantém sem precisar mudar a base da matriz (subtrair média, dividir por desvio padrão), o que fiz foi justificar a fórmula ser o que ela, e ela exige subtração da média e divisão pelo desvio-padrão para dar uma medida adequada da relação linear entre as variáveis. Tanto uma translação quanto uma multiplicação por escalar não afetam a correlação de Pearson exatamente porque para calculá-la eu subtraio a média e desvio pelo desvio padrão! Eu quis justificar esses fenômenos, estou deduzindo a fórmula e explicando cada passo. Talvez eu não tenha entendido direito seu ponto, e peço desculpas.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *